terça-feira, 9 de novembro de 2010

Hallo!

 O último livro que li de Woody Allen foi adultérios, na verdade foi escrito para serem várias peças de teatro, todas sobre relações extra-conjulgais -hhhmm é mesmo? rsrs- um livro muito bom, por sinal.
 Além desse li também o cuca fundida, são contos, mostrando a sorrateira rotina a que somos apegados, sempre com seu típico e perceptível toque de ironia e sarcasmo.
 Como ando numa fase meio cinéfila, nesses dois últimos dias por saudade, resolvi assistir alguma coisa de Allen. Excêntrico, chato diretor, ator e autor.

•O primeiro foi "A rosa púrpura do Cairo" (em inglês, The purple rose of Cairo), que se passa na época da grande depressão econômica dos EUA. Cecília é uma grande amante de cinema, e é casada, com um cara que bate nela. O trabalho não vai bem, a convivência em casa também não. Assim, ela usa o cinema como sua fonte de escapatória, e acredita tão piamente que seria melhor uma vida numa dessas histórias, que assistindo ao mesmo filme várias vezes, o ator principal pula para fora da tela e declara estar apaixonado por ela. Todo esse rebuliço mexe não só com o enredo do filme, mas também com toda hollywood, que fica enlouquecida a procura do personagem perdido.

É de 1985, e tem 84 minutos, muito criativo e cativante.

•Agora o mais recente, o "Tudo pode dar certo" (em inglês, Whatever works), é basicamente um filme no qual o main actor se relaciona com o público (algo meio machadiano? rsrs). De uma maneira que o alvo do filme se vê relacionado com a vida dele e tudo o que se passa na história. Boris Yellnikoff é um ex-físico, que quase ganhou um nobel, e acha que a vida é sem sentido e que as pessoas são todas, quase que uniformemente, estúpidas. Já tentou suícidio, uma vez que estava discutindo o relacionamento com sua ex-esposa gênio. Um dia chegando tarde da noite em casa de um encontro casual com alguns amigos, uma jovem, loira, linda, um esteriótipo comum da garota norte-americana do Mississipi , o aborda na entrada de casa. Seu nome é Melodie St. Ann Celestine. Ela acaba de fugir de casa e não tendo lugar para ficar, pede a ele abrigo. A entrada da garota na vida de Boris desencadeia uma série de acontecimentos, como a melhora de sua vida, e a mudança total da da mãe.

É de 2009, e pra quem gosta de muito sarcasmo, é uma boa escolha!

Um comentário:

  1. Eu não gosto, comigo é só ironia pacífica, por isso não vou assistir. Estou decepcionada, sarcasmo vindo de uma pessoa como o Allen...

    tsctsc

    rs.

    ResponderExcluir