sábado, 6 de novembro de 2010

Bonjour les gens de la terre!

 Andei percebendo que vestibulando é um porre. São como as crianças da quinta série que acabam de se deparar com um esquema novo de grade escolar, e agora tem as aulas separadas cada uma com um professor, assim acaba lhes dando a impressão de serem superiores ao pessoal da quarta série, da qual acabaram de sair.
 Assim eles são, mudando perceptivamente de vida, estudando como japoneses, tomando mais liberdade, correndo pra se inscrever em suas respectivas faculdades. O  terceiro ano do ensino médio pode sim ser comparado a quinta série, onde acham que são o mais alto nível de maturidade escolar, mesmo alguns ainda fazendo parte mentalmente do ensino fundamental.
 E como sou uma, hoje vou comentar sobre o enem. Acabo de chegar da primeira fase, com dor de cabeça de tanto ler e particularmente irritada com um cara que sentou atrás de mim, que bem, digamos que era bem fortinho e batia o pé frenéticamente no chão. No chão, e eu tremia.
 Na lousa da classe haviam as instruções, e as fiscais lá escreviam o horário de meia em meia hora já que a burocracia tirou também o direito de usar o relógio. O relógio, o lápis e a borracha. 
 E sim pessoas, o exame nacional do ensino médio que já foi tão conceituado e costumava fazer as pessoas tremerem na base, cometeu enganos terríveis esse ano! Novamente... Apesar de não serem tão ruins quanto o ano passado como a história do vazamento da prova. Esse ano os competentes analistas que fizeram a avaliação repetiram questões e confundiram alguns números da prova amarela em alguns estados, também inverteram o gabarito. Aposto que já abriram novas vagas para este cargo nesse exato momento.
Agora, voltando a minha prova em particular, nunca vi nessa minha vida uma concentração tão grande de Moniques em um só lugar. Estava eu quietinha na minha carteira, lendo um livro totalmente apropriado para a situação ( Hell, Lolita Pille), quando começou a enxurrada de mim mesma morro a baixo, a cada nome chamado eu achava que era eu e me desconcentrava ainda mais. A prova foi uma distração só, penso sériamente em consultar um médico por achar que tenho um leve défcite de atenção. Tive fome, vontade de ir ao banheiro, dor de cabeça e sono. Opinião pessoal: odeio essas formas primitivas de avaliação. Vou me render agora a ansiedade desumana que me consome e conferir o gabarito pelo uol. Que a força esteja comigo.

Ó  força em tudo presente, fazei-nos vencer o lado negro nas lutas com
o sabre de luz, amor e sabedoria, conquistando um universo em harmonia.


rsrs

 
 

Um comentário: