quinta-feira, 25 de junho de 2009

red 36

Pão e circo brasileiros
Na Roma antiga, pão e circo, era forma de política, que consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão, no coliseu, onde eram feitas as lutas de glariadores e a comida era distribuída. Desta forma, a população acabava esquecendo dos problemas governamentais.
O programa fome zero pode ser comparado a este jeito de pensar. Atua principalmente no sertão nordestino do país. Consiste em ser uma "estratégia impulsionada pelo governo federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Tal estratégia se insere na promoção da segurança alimentar e nutricional buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome."
Um círculo vicioso se forma; O governo cria programas assistencias para familias carentes, as familias se contentam com o pouco que ganham e assim ficam acostumadas a essa situação, como o governo já coloca um certo dinheiro para a sobrevivencia básica para a população, a maioria se conforma em viver uma vida sem maiores aspirações. E assim, grande parte do povo brasileiro torna-se acomodado a tal demagogia.
O que o país precisa, é de mais dinheiro sendo implantado no incentivo das pessoas a conseguirem por si só o que precisam, e não dando a elas peqenas quantias conformadas. Fazendo isso, o governo mata qualquer projeção de futuro que poderia ser feita criando-se mais escolas, centros de agronomia e centros tecnicos.
O Brasil precisa de mais cidadãos, não mais restaurantes a preço de banana.

Um comentário:

  1. Por isso que eu detesto me incluir no quesito "brasileiro." Quando me perguntavam a nacionalidade na África, respondia Argentino, Colombiano, Espanhol, Árabe, qualquer coisa, pra não me incluir com essa galera acomodada que tem aqui.

    ResponderExcluir